Nov 26, 2005

minha mãe já deu...


... lembro disso como se fosse ontem: eu, sentado na mesa da sala, almoçando... junto comigo, minha mãe, minha vó nice (de eunice, embora ela seja "náice") e minha irmã do meio, a Mara, que até hoje desconfia-se não nasceu neste planeta, e a baixinha... Entre garfadas, eu viro e pergunto, sem cerimônias: "mãe, voce já deu?"... minha vó engasgou, e minha mãe, mantendo a pose, pediu mais informação: "como assim? me explica melhor..." - e eu, diligente na minha procura pela verdade: "ah, tem uns garotos que sempre pegam no meu pé, mais velhos, lá no Dante... (eu tinha 7 anos de idade, eles, uns 12) - sempre me colocam na lata do lixo, um saco isso... e eu brigo com eles... ontem um deles virou e disse "tua mãe já deu?" e eu, que não queria ficar por baixo, disse "não!"... eles começaram a rir, e o garoto disse "claro que já deu! senão voce não teria nascido!"... é isso... voce já deu, então?"

Pausa... minha mãe, procurando (muito!) uma resposta cabível, dentro da cabeça dela... minha vó queria sair correndo... vira a Mara com sua infinita sabedoria intra-galáctica, e diz "ê, mas voce é burro mesmo, né? ele tava falando que a mamãe deu a luz! claro qeu ela já deu a luz, várias vezes!" - e eu, convencido "ah, tá... entendi..."

No comments: