Nov 15, 2005

Namaste...

whois me perguntou o que significava Namaste... uma daquelas coisas que a gente ouve/usa/entende - mas que na hora que precisa explicar/definir, fica mais complicado... então aqui vai - tirado do dicionário de sânscrito, e traduzido por yours truly:
"Namaste é o termo de cumprimento de maior respeito conhecido - funciona em todos os níveis da mente, corpo e espírito. Em sânscrito, significa aproximadamente o espírito universal que existe dentro de mim se curva ao espírito universal de dentro de voce em um só, em união..."

- Namaste (namastê) é usado pra mostrar que não existe outro - e sim um todo, eu e voce em conjunto. Um handshake é a forma de se reconhecer a igualdade com o outro, entre nós. Revelamos nossa humanidade. Nós passamos ao outro o quão forte somos, se somos nervosos, agressivos ou passivos. Existe uma fisicalidade atrevida no apertar de mãos. Por essa e outras razões, o Papa nunca aperta a mão de outra pessoa, assim como os reis, e até as mães não apertam a mão dos próprios filhos pra dizer "olá" ou "ciao". Namaste é cosmicamente diferente. Reis, gurus e mães usam de namaste. Todos nós utilizamos o namaste perante o todo poderoso, um homem santo ou um local sagrado. O gesto de namaste sinaliza o nosso valor mais profundo e inerente da sacridade de tudo. Namaste indica nossa intuição de que todas as almas são divinas, em sua essência. Nos lembra de uma forma bem gráfica, e em constante repetição, que podemos ver Paramatma em tudo e em todos os seres humanos que encontramos pelo nosso caminho. Diz, silenciosamente, "Eu vejo o Deity em nós dois, e me curvo perante Ele ou Ela. Eu reconheço o sagrado até neste encontro mundano. Eu não posso nem consigo separar o que é espiritual dentro de nós daquilo que é humano e ordinário."
















--- well, then, to all, Namaste!

No comments: